Casa Inteligente: saiba o que é e como transformar a sua!

Mas o que é, afinal, uma casa inteligente?

Basicamente, podemos definir casa inteligente como um imóvel que reúne inúmeros dispositivos que conversam entre si e que podemos gerenciar com apenas um toque de onde você estiver. Desde geladeiras e smart TVs até sistemas inteligentes de iluminação e climatização. Aos poucos, diversos aparelhos passam a dialogar entre si. Essa integração traz mais praticidade e segurança aos moradores.

1. O que muda no modo de projetar?

Para projetar uma casa inteligente, ou seja com automação residencial, é preciso considerar itens que até então não eram observados nos projetos tradicionais. Um deles é a tecnologia de informação, que abrange diversas atividades: 

– Organização do espaço interno e externo com a introdução de novos equipamentos e dispositivos.

– Organização dos sistemas de automação

– Possibilidade de grande flexibilidade nas mudanças

– Integração dos novos serviços de valor agregado

2. Melhoria no consumo de energia elétrica e iluminação 

Sem dúvidas, a sustentabilidade não é apenas questão de estilo de vida, mas contenção de despesas de energia em casa. Recentemente, os repetidos reajustes de bandeiras tarifárias e intensos ciclos de estiagem, mostraram a importância do consumo eficiente.

As soluções em automação dão grande autonomia para a iluminação, em especial, pela dimerização de lâmpadas. Com instalação de dispositivos para controle de variação de luminância em casa, é possível uma redução de grande impacto no total.

Além disso, este recurso de casa inteligente otimiza seu funcionamento em relação à luz externa, economizando também em climatização e com uso de cortinas motorizadas.

3. Benefícios com apenas um toque

Conforto: A automação residencial garante o conforto em diversas situações. Na hora de assistir um filme, por exemplo, é possível acionar o sistema do home theater para diminuir a intensidade da iluminação, fechar as persianas e preparar a projeção do filme. Agora imagine acordar de manhã com café pronto e o jardim regado. Essas ações também podem ser programadas com sistemas de automação. 

Segurança: O seu celular pode funcionar como uma central de controle da sua casa. É possível integrar o sistema de alarme com o circuito fechado de TV e receber notificações pelo celular quando o alarme disparar. Em caso de vazamento de gás ou água, sinais de fogo ou fumaça, os sensores também poderão avisar os problemas por celular e, ainda, proceder o fechamento de válvulas de gás ou água. 

Economia de água e luz: Os sistemas de automação residencial ajudam a reduzir o consumo de água e energia. É possível configurar a climatização para acionar o ar-condicionado apenas quando o ambiente chegar a uma determinada temperatura ou, então, utilizar somente o modo econômico desses aparelhos. Ou utilizar programas de irrigação de jardins que funcionam conforme a umidade do solo e a captação de água da chuva.

Sua casa funciona como um cérebro: você controla tudo, desde a temperatura da piscina, banheira, luminosidade, movimento, sensores de gás e fumaça, câmeras, fechaduras em uma única central.

4. Contrate profissionais qualificados

A não escolha de profissionais competêntes pode impactar severamente no desempenho da automação e fazer que sua casa inteligente fique verdadeiramente uma “casa burra”.

Uma equipe séria, comprometida e disponível para esclarecer as dúvidas referentes ao projeto, aos sistemas, à automação é fundamental para que a experiência do cliente seja a melhor possível e ele possa aproveitar tudo o que a sua casa inteligente tem a oferecer.

Conclusão

O mercado de automação para casa está aquecido e a tendência é se tornar cada vez mais popular. No entanto, como todo conceito ainda pouco explorado, é comum que existam desafios a serem contornados. Com o entendimento das peculiaridades destes projetos, é possível aplicar as soluções de automação e garantir ao cliente os benefícios de conforto, segurança e acessibilidade.

Conheça mais sobre a Sapiens Ambientes Inteligentes, nosso trabalho e como podemos te ajudar a tornar a sua casa ou empresa inteligentes, executando a sua obra e projeto da melhor forma.

Gostou do conteúdo e quer tornar a sua casa automatizada e inteligente? Então contate-nos através do fone 54.3292.3607 ou solicite um orçamento aqui!

Ou se preferir visite nosso showroom:
Estamos atendendo na Rua Heitor Curra, 2315, sala 03, no centro de Flores da Cunha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s